Município de Lábrea: uma visão geral
Lábrea é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas. Está situada na região norte do país, com uma população de 47.685 conforme a estimativa de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
O município ocupa uma área de 68 229,009 km² quilômetros quadrados, tornando-se um dos maiores municípios do Amazonas. A cidade é conhecida por abrigar inúmeros indígenas, bem como por seu ambiente de floresta tropical.
A exploração madeireira e a pecuária são algumas das principais atividades econômicas em Lábrea. O município também contém uma seção de reservas da floresta amazônica.
A história da Lábrea
Sua história, que remonta às grandes levas de imigrantes nordestinos durante a fase áurea da borracha, encontra-se intimamente ligada ao movimento da Igreja Católica. A primeira missão estabeleceu-se à foz do rio Ituxi, nomeada de Nossa Senhora de Nazaré do Rio Ituxi e tendo como superior o capuchinho frei Pedro de Ceriana.
No entanto, os bons tempos não duraram muito. A pôs fim à demanda por borracha e muitos dos agricultores foram forçados a deixar suas casas. A população diminuiu e se tornou um dos municípios mais pobres do Amazonas na época.
Hoje, Lábrea ainda é um município dependente de recursos naturais, mas diversificou um pouco sua economia, sendo o turismo uma parte importante de sua estratégia de crescimento.
A geografia de Lábrea
É caracterizada por estar no coração do Amazonas. O clima é tropical, com uma temperatura média anual de 26°C. Lábrea tem uma estação chuvosa que vai de outubro a maio e uma estação seca de junho a setembro. O município é atravessado pelo rio Purus, um dos principais rios da bacia amazônica. Lábrea foi fundada em 7 de março de 1881 pelo maranhense, coronel Antônio Rodrigues Pereira Labre.
O povo de Lábrea
São chamados Labrense. Lábrea fazia parte do município de Canutama. No entanto, em 9 de dezembro de 1971, tornou-se um município separado. A cidade é conhecida como “a porta para a Amazônia” porque está localizada em um ponto estratégico entre o sul e o norte do Brasil. De Lábrea você pode ir para Manaus (capital do Amazonas) ou para Porto Velho (a capital de Rondônia).
A economia do Município de Lábrea?
É baseado na agricultura e pecuária, sendo a agricultura familiar a principal fonte de renda, que contribuem para a economia local.
Lábrea está localizada em uma área de grande importância ambiental, pois faz parte da floresta amazônica. Além de sua rica biodiversidade, a floresta tropical também é uma importante fonte de oxigênio para o planeta. Porém, está trabalhando para revitalizar sua economia através de iniciativas de turismo sustentável.
O município abriga vários parques nacionais e reservas naturais, que atraem visitantes de todo o Brasil e do exterior. Nos últimos anos, Lábrea também se tornou um destino popular para esportes de aventura, como caminhadas, rafting e observação de pássaros.
Tradições Culturais – Festa do Sol
Festa do Sol, um festival de música de praia que reúne várias atrações musicais. Segundo o grupo, o encontro deve gerar cerca de 8 milhões de reais nos três dias de encontro.
No evento, além da seleção de meninos e meninas Sol, há apresentações de DJs, atividades esportivas, desfile de trajes típicos.
O que ver e fazer no município de Lábrea?
Como já dissemos, as opções para uma viagem em Lábrea são variadas. Esta cidade no coração da floresta é a porta de entrada para viajar para a Amazônia brasileira.
Mas além da natureza, também é cercada de cultura, beleza e tradições que precisam ser conhecidas. Então, vamos dar uma olhada em algumas das coisas que você pode fazer em Lábrea. Passeio de um dia, várias empresas oferecem passeios de barco que seguem a mesma rota por alguns dos principais locais do rio Purus.
Esses passeios podem ser adquiridos na recepção da maioria dos hotéis ou em estandes localizados no centro da cidade por cerca de R$ 70,00 a R$ 100,00.
